
Elaine Castro
Artista mineira graduada em desenho e artes plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Durante vários anos se dedicou à projetos de decoração de interiores e retomou a dedicação integral à sua grande paizão pela pintura em 2019.
Impulsionada pelo poder intuitivo, cria suas obras geométricas, figurativas e abstratas, inspiradas em memórias e reflexões que adquirem um poder de transpor o visual.
Buscando a representação metafórica, transita com desprendimento e segurança entre os variados temas que se expressam e harmonizam ao seu traço e a sua identidade artística.
Série Black & White
Através de contrastes, cores, linhas, planos e formas que se entrelaçam e se dispersam, se expõe ou se ocultam, as obras da série Black & White, revelam em suas composições o surgimento de infinitas possibilidades na construção do "novo", criado pela surpresa do inesperado, que nos envolve, nos intriga e nos convida à uma profunda reflexão.
As obras desta série buscam representar a dualidade do ser humano, em seus sentimentos, conflitos, atitudes e pontos e vista, na fascinante caminhada pela vida, que deveria ser para todos nós, uma eterna e incansável busca do melhor de nós mesmos.
Série Sementes do Renascer
Em algum ponto na jornada de nossa existência, teremos a sorte de nos deparar com nosso reflexo nas águas da vida. Seja em um lago, um mar revolto, ou em uma gota de água, teremos uma oportunidade de nos redescobrir e fazer com que todas nossas lutas por estes caminhos nos tornem indivíduos que possamos respeitar, aceitar e acolher. Abraçar nosso caos, aceitar a entropia de nossos pensamentos e sentimentos, valorizando nossos conflitos para renascer e evoluir, transcendendo nossas limitações.
Sob essa perspectiva, a Série "Sementes do Renascer”, da artista plástica Elaine Castro, aponta para sentimentos de resgate, renascimento e conexão com nosso lado humano, permitindo-nos abraçar nossas emoções e dar vazão a nossos sentimentos, representados nesta série por pinturas abstratas, inspiradas em memórias e sensações. As obras exploram a imaginação do mundo inconsciente, alcançando uma dimensão metafórica para um momento tão íntimo de todos nós e tão ímpar da nossa sociedade humana.
Assim, a Série "Sementes do Renascer", com sua linguagem e estilo próprios, através de suas cores diversas, provoca ponderações em que cada obra oferece um momento único de contemplação e reflexão, convidando-nos a sair das linhas e pensamentos convencionais, quebrando paradigmas e nos impulsionando a não deixar inertes as "Sementes" tão nobres e grandiosas que existem dentro de cada um de nós, capazes de nos acolher, reinventar e nos fazer respeitar, quer como indivíduos ou como sociedade.
Série Figurativa
Série composta por três subtemas:
Tempos - E assim, seguimos. Seguimos vivendo em um sistema que nos pressiona incessantemente a aceitar padrões incompreensíveis, cheios de paradoxos, do quais, não nos encaixamos, como um quebra cabeças, disforme e sem sentido. Seguimos, vivemos apressados, amontoados em grandes cidades expostos a constantes perigos e riscos. Risco de vida, risco de roubo, risco de acidente, risco químico, risco biológico, risco radioativo, mas seguimos! Conectados a uma grande rede, seguimos mais que nunca, isolados. Seguimos, com relacionamentos superficiais e rasos, moldados a fazer parte de uma engrenagem que não funciona para todos e esmaga dia a dia nossos planos, objetivos e sonhos e coloca em sedação nossa essência humana. mas seguimos... seguimos em uma eterna busca... buscamos aprender a nos libertar de uma máscara de frieza, que faz encarar o absurdo como normal e o errado como certo. buscamos aprender a usar as pedras do caminho, para fazer nossa estrada, firme, compacta, sólida, forte, nos despindo de uma velha capa que não nos cabe e só torna nosso caminhar mais lento e pesado! a busca é urgente. Sim, nos libertar das velhas amarras de nossa inércia, ressignificando nossas escolhas e seguindo novos rumos...urgente sim...reconhecer que o melhor presente que temos é ter certeza que temos em nossos mãos um imenso tesouro, a capacidade de dispor do nosso tempo para nos edificar, como seres humanos dignos e assim olhar em frente, com serenidade e cabeça erguida, sabendo que fizemos o nosso melhor!
Amazônia em Cor - verde....esperança ! poder respirar ! o cheiro das matas, o perfume das flores, a umidade da floresta que exala vida ! a melodia sincronizada de tantos sons e cantos que encantam! quantos coraçõezinhos tão pequeninos de tantas aves pequeninas batem forte na alegria da expectativa de enfim, reencontrar um lugar de descanso, um "porto seguro", o refúgio do caos ? deixar pra trás o desespero de ver a floresta em chama e seu lar transformado em cinzas ao chão... viver enfim ! nas suas asas, a sobrevivência...
e em nossas mãos, a escolha!
Floresta em Grito - quantos cantos e sons de nossas aves ainda precisam ser calados ? quantas árvores ainda precisam ser tombadas, derrubando seu verde e tanto ninhos no chão? quanta vegetação, troncos ressequidos e distorcidas precisam arder em chamas? quantos animais " chorarão " ao perderem suas pequenas crias, na fuga de uma floresta em chamas... quanto ainda ameaçaremos nossos irmãos indígenas, a perderem suas terras , sua paz, sua alegria de uma existência pacífica? quanto ainda nossas autoridades vão insistir em se calar e não ouvir uma "floresta em grito"? quanto tempo ainda temos para evitar o desastre total... o desconsolo total... o desalento total...o caos total?