Iago Dorte Silva
São Paulo - Brasil
Iago – Das cores ao Sol Nascente
Iago, desde cedo, manifestou a necessidade de se expressar através da pintura. O garoto que não podia ver um papel em branco sem rabiscar ou desenhar, tornou-se discípulo do famoso artista plástico argentino Benjamin González e logo vieram os primeiros prêmios.
O trabalho como Designer gráfico era absorvente, mas cada minuto livre era para a pintura, até que a paixão e a vocação falaram mais alto e ele mergulhou definitivamente na Arte. Os convites desde então se sucedem.
Galerias e Espaços Culturais, promovem o trabalho e celebram seu estilo inconfundível. Iago definiu sua identidade artística em cores chapadas, semelhantes à serigrafia, mas usando tinta acrílica e nanquim. As cores intensas e o brilho contrastando com o fosco negro do nanquim. Ele também trabalha com arte mista, páginas de livros e jornais e até pó de pedra.
Além das cores vibrantes, do estímulo visual do contraste e das texturas, outro elemento marcante de sua obra é a paixão pelo Japão. São frequentes as referências à cultura nipônica, numa comunhão surpreendente e, ao mesmo tempo harmoniosa, entre o tradicional e o moderno.
Seu trabalho tem um apelo universal. E seu momento é o de expressar sua energia criativa sem limites de fronteiras. O vermelho que lhe é tão caro, remete à bandeira do Japão. Como os pingos de tinta que ele aplicava, ainda criança, nas telas em branco. Primeiros passos que já permitiam antever um destino que se cumpriu, que o garoto deste luminoso país tropical, iria longe com sua arte. Ao Japão e além.