top of page

ENTREVISTA - Mari Lasprilla: arte com apelo ao Feminino e à Cultura Africana


O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?


Hoje conosco, Mari Lasprilla!







Mari Lasprilla é uma artista que transmite em suas telas a intensidade de suas emoções e sensações. Natural de Porto Velho, Rondônia, Mari é formada em administração de empresas e tem pós-graduação em marketing e vendas, políticas públicas e história da África. Após trabalhar por duas décadas na indústria farmacêutica, Mari decidiu se dedicar à arte, onde encontrou sua verdadeira paixão.





MM- Como e quando nasceu o seu interesse pela arte?


Aos 7 anos pedi para a minha mãe colocar no curso de ballet, esta foi minha primeira paixão pela arte, mas sempre gostei de desenhar e pintar, e nunca parei de pintar. Sou apaixonada por cores, tudo que eu vejo quero pintar. se vejo um por do sol já enquadro com as minhas mãos e imagino um quadro, e hoje com 50 anos continuo amando pintar.

Nasci em Porto Velho, em Rondônia a única maternidade na época ficava na beira do rio madeira, o rio, tem o mais lindo nascer e por do sol do mundo, onde tudo ao redor inspira arte. Nascer diretamente em contato com a natureza é nascer com arte.





MM- Fale do tema que aborda em suas obras, que é a energia dos Orixás e quando surgiu esse seu estilo de pintura?


Sou iniciada para orixá por questões de saúde, então o orixá inspira vida, renascimento, dentro do candomblé sou uma sacerdotisa Iyalorisa, dirigente do Asé Dan fé èrò, então tudo o que pinto, mesmo que não seja a figura do orixá, é inspirado nos orixás. A coleção mulheres arco-íris, que retrata a bonança após a tempestade, retratação de mulheres depois de situações difíceis, conquistaram a superação e foram transmutadas e recriadas em cores. As cores do arco-íris de oxumaré, o senhor da transformação, da transmutação.









Coleção: Mulheres Arco-íris Indígena - Acrílica sobre tela_40x50 cm





Sou dirigente do Instituto Cultural movimento Agô, onde realizamos ações afirmativas, palestras, rodas e trocas de saberes, onde difundimos e divulgamos a cultura de matriz africana dentro da cosmovisão africana, valorizando a musicalidade, a dança, as cantigas, os adornos, a confecção artesanal de indumentárias e a maravilhosa gastronomia, onde participamos ativamente das politicas públicas através dos conselhos estaduais e municipais, com intuito de através deste trabalho desconstruir o preconceito, a intolerância e o racismo religioso, trabalhamos pelo fim da violência principalmente contra as mulheres. E toda essa luta contribui para pensar e construir minhas obras. Onde através desta pluralidade obtenho uma fonte inesgotável de criatividade.




MM - Quais os desafios que você vivencia em sua carreira?


Eu antes achava que a dificuldade da arte era somente não ter dinheiro para comprar material para pintar, vencido este obstáculo e buscando material para técnicas como aquarela, acrílica, monotipia, e técnicas mistas desenvolver coleções e arte, para realizar exposições, e assim galgar um reconhecimento artístico na cidade que resido.

Eu hoje compreendi que pintar, podemos pintar toda uma vida, mais ter uma carreira de artista e ter sucesso, é mais que desafiador é quase um milagre, precisamos de sorte, oportunidade e temos que estar preparados para desbravar o mercado das artes. I






Coleção: Mulheres Arco-íris Identidade Étnica - Acrílica sobre tela_40x50 cm





MM - O contato com a arte mudou a sua forma de ver a vida?


A arte não mudou a minha forma de ver vida, a arte me dá vida, a arte me alimenta a alma e renergiza o meu corpo, limpa minha mente, me leva ao meu interior, me traz reflexões, me transforma e me dá paz. O que mudou a forma de ver a vida foi ter a oportunidade de ter a Marisa Melo descobrindo minha pintura, minhas obras, minhas cores e poder ouvir atentamente suas orientações, para assim pleitear mais oportunidades no mercado da arte, este contato com a maior curadora do Brasil mudou a forma de ver minha vida através da minha arte. Obrigada UP Time Art Gallery, gratidão ao universo e a Marisa Melo.




MM- Qual mensagem está por trás de seu trabalho?


Independentemente da mensagem específica de uma obra de arte, o objetivo da minha arte é muitas vezes provocar uma reação ou reflexão no observador, desafiando-o a pensar de forma mais profunda sobre o mundo ao seu redor. Assim, a arte pode ser vista como um meio poderoso de comunicação e uma forma de provocar mudanças e inspirar novas perspectivas.


Quero Levar axé aos observadores!





Coleção: Mulheres Arco-íris MelLinda - Acrílica sobre tela_40x50 cm






Coleção: Mulheres Arco-íris - Acrílica sobre tela_40x50 cm






MM- O que há de mais gratificante em ser artista?


Poder fazer o que se ama, o que te completa, o que te faz ter a sensação de realização pessoal, é como se eu estivesse imprimindo minha marca, minhas pegadas eternizadas no mundo.



MM - Fale de seus novos projetos.


1) Quero difundir e divulgar a cultura das matrizes africanas: em forma de arte, e pintar a nova coleção as yabás, orixás femininos: Iemanjá, Oxum, Oyá, Yewa, Nanã, Obá, Iyami Osoronga, quero uma pintura colorida, com técnicas mistas e mais fluidas.


2) Tenho interesse em participar de exposições coletivas pelo mundo, e sonho também com a minha exposição individual.


3) Realizar uma oficina de aquarela para público alvo, de baixa renda, na periferia, de forma gratuita.


4) Quero vender minhas obras para todo o mundo, para colecionadores e amantes das artes.





Coleção: Mulheres Arco-íris Sonhadora - Acrílica sobre tela_40x50 cm








Sobre a UP Time Art Gallery:


Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona de forma itinerante desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais e internacionais presenciais com um time de artistas distintos.


Nossos serviços:

Exposições virtuais, físicas nacionais e Internacionais, Feiras de Arte, Projetos, Catálogo de Arte, Construção de Portfólio, Pod Cast, Texto Crítico, Assessoria de Imprensa, Entrevistas e Provocações.





41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글 1개


Seiji Manoan
Seiji Manoan
2023년 10월 06일

É uma manifestação de arte muito completa. Existe um contexto, uma história e sentimentos profundos que permeiam a essência do ser humano com a Natureza, a Ancestralidade e a espiritualidade.

좋아요
bottom of page