Os benefícios da arte para a construção de uma vida mais saudável e satisfatória




Por meio da arte, a humanização abre caminhos que impactam positivamente na mente e no corpo. As visitas aos museus, galerias e às exposições - presenciais e online - a pintura de uma tela ou até mesmo a dança e a atuação, são práticas artísticas que diminuem o estresse e a ansiedade, estimulam a memória e melhoram os níveis de atenção. As pesquisas sobre esse assunto vêm sendo desenvolvidas há alguns anos e as conclusões confirmativas estão sendo divulgadas. Um levantamento de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, identificou que a arte tem a capacidade de prevenir doenças e promover saúde, além de gerenciar e tratar enfermidades ao longo da vida inteira de uma pessoa.

A sensação que temos ao observar uma obra de arte vem do processo criativo formado a partir desse olhar. Através da contemplação, podemos expressar nossos sentimentos e as nossas emoções, principalmente as mais difíceis, encontrar outros significados para as experiências que estão acontecendo nas nossas vidas, formar novas conexões e, o mais importante, nos conectarmos com nós mesmos. Tudo isso leva à construção de uma saúde mental mais sadia e um bem-estar que se perpetua para as outras áreas da nossa vida.

Além da parte emocional, a arte exercita o sistema cognitivo, ativando a criatividade, melhorando a memória e ajudando a ter mais foco e concentração nas tarefas diárias. Quando você está diante de uma obra de arte, todos os sentidos sensoriais são potencializados, permitindo que o corpo tenha uma experiência completa, reflexiva e emocional.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo