top of page
Museu de Arte

Exposições

Saiba mais sobre as exposições que já realizamos no Brasil e no Mundo!

A Arte de Re-Começar
 

17 de fevereiro a 17 de março de 2024

Morumbi Town Shopping

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Convergência: Duas Correntes Artísticas
 

16 de dezembro a 16 de janeiro de 2023

Shopping Morumbi Town - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Impermanência
 

04 a 15 de dezembro de 2023

ALESP - Assembleia Legislativa de São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Portas: Aberturas e Despedidas
 

12 de novembro a 15 de dezembro de 2023

Shopping Morumbi Town - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Pedaços de Mim
 

07 de outubro a 10 de novembro de 2023

Shopping Morumbi Town - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Fábula e Conexões
 

12 de agosto a 12 de setembro de 2023

Shopping Morumbi Town - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

O Surrealismo de Natan
 

03 de agosto a 03 de setembro de 2023

Shopping Top Center - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Universo Particular
Ritamar

 

08 de julho a 08 de agosto de 2023

Shopping Morumbi Town - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

FIABCN - Feira Internacional de Arte de Barcelona
 

04 e 05 de Novembro de 2022

Museu Marítimo de Barcelona - Espanha

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

Nossos Afetos de Todos
os Dias

 

17 de Maio -  17 de Junho de 2023

Morumbi Town Shopping - São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Ter afeto é ir atrás de pessoas, ideias. Prazeres e sentimentos. Afeto não é passivo, Afeto é ativo. Podemos até inventar novas etimologias, obviamente será uma ideia fraca à original fonte criadora. As coisas que nos afetam têm um caráter emocional? Ou estamos apenas nos deixando afetar passivamente? Somos contra a própria natureza do significado, possivelmente contra o que queremos e precisamos emocional e efetivamente. Plantar e colher emoções nos move à ação. Estamos perturbados com a velocidade e a fluidez ao nosso redor. Tudo se torna caótico, transformamos um simples ato de afeto em uma odisseia homérica. O potencial desperdiçado exacerba a sensação de incompletude no ar poluído dos tempos modernos. A Mostra ‘Nossos Afetos de Todos os Dias’ é um apelo, uma pausa para que possamos refletir sobre o quanto precisamos afetar e sermos afetados. Todos nós queremos encontrar a direção daquilo que nos é caro. Que os sentimentos verdadeiros sejam o combustível e a bússola para nossa jornada.

URGÊNCIA EMOCIONAL - O mal deste século!
 

10 ABRIL -  17  ABRIL 2023

Assembleia Legislativa de São Paulo

Curadoria: Marisa Melo

Baixe o catálogo da exposição

A simplicidade da vida vem se transformando em algo complicado ultimamente. Temos tanta pressa que não paramos para construir relacionamentos sólidos. Vivemos a “urgência emocional”. Amizades não são cultivadas, sentimentos são vividos superficialmente. A tecnologia trouxe avanços significativos, mas também sacrificou as relações. Hoje, estamos todos conectados, mas apenas virtualmente. A conexão humana vem se tornando irrelevante com o passar do tempo. A modernidade nos afasta uns dos outros e cria relacionamentos descartáveis. Fragilidades e imperfeições são omitidas. Algumas etapas são deixadas de lado. Por trás de uma tela vendemos uma falsa imagem de perfeição. Vivemos atualmente em um mundo repleto de incertezas e está cada vez mais difícil acreditar e confiar no outro. Que haja lucidez para aceitar o fim de um tempo e o recomeço de outro. Lucidez para finalmente permitir que a simplicidade do amor nos salve.

EMPOWERMENT

ADÉLIA CLAVIEN

8 MARÇO - 8 MARÇO 2023

Shopping Ligth - São Paulo

Baixe o catálogo da exposição

A Mostra "Empowerment” tem como objetivo despertar a consciência de que todos, sem exceção, independente de gênero, somos parte desse esforço por direitos e oportunidades. O que move essa jornada é o amor. Então, sem cometer o erro de combater violência com mais violência, Adélia nos lembra que é possível lutar sem deixar de lado a sensibilidade e a elegância. Mas as histórias que os retratos contam, deixam claro que não basta apenas desfilarmos um slogan numa camiseta. Ao homenagear mulheres que contribuíram para a causa, Adélia Clavien nos lança o desafio de contribuir com ações. Concretas. São dessas ações que depende o mundo justo que queremos construir.

Poesia em Cores

Exposição Individual da artista Lupegoraro

Shopping Morumbi Town - São Paulo

De 31 de março a 30 de abril de 2023

Lupegoraro, encontra as raízes de seus sentimentos sobre o mundo na poesia das cores. Sua paleta faz a tela pulsar. A artista incorpora cores que fundem imagens delicadas a partir de suas próprias experiências e nos apresenta obras que enfatizam visualmente seu próprio fascínio, com caráter contemplativo. Nessa mostra, a percepção da artista é o eixo central, a sensibilidade, a técnica cultivada, o sentimento de se comunicar com um mundo em que a materialidade é decantada, revela não somente o caminho da poesia, mas também das formas, indicando de maneira generosa a passagem para desvendar sentidos latentes. O olhar atento do espectador encontrará criações profundamente sensíveis, um espetáculo pictórico oferecido pelo gesto da abstração.

Neopop dos Clássicos

Exposição Individual da artista Andrea Mariano

Shopping Morumbi Town - São Paulo

De 11 de fevereiro a 16 de março de 2023

Baixe o catálogo da exposição

A exposição ‘Neo Pop dos Clássicos’ – Retratos de personagens que fizeram história ao longo de suas vidas, deixando uma rica herança cultural, influenciando várias gerações. A artista Andrea Mariano, traz em sua mostra, de forma bem-humorada, retratos icônicos, com cores vibrantes, traços irregulares e fluidos, uma quase sensação de realismo. As obras foram produzidas especialmente para essa mostra, marcando 30 anos de sua carreira.

UNI-VERSOS

Exposição Coletiva

Shopping Light - São Paulo

De 07 de janeiro a 07 de março de 2023

Baixe o catálogo da exposição

Para além da especificidade de cada artista, a exposição pretende dialogar com duas partes pulsantes da arte: a poesia e o universo da imaginação. Através de desenhos, pinturas, fotografias, ilustrações e outros materiais. A exposição permeia uma produção poética, vislumbres da criatividade e uni-versos paralelos na estética dinâmica e na vivência intríseca da arte. Os artistas quebram as dimensões e semelhanças da existência e criam outras possibilidades para mostrar que cada um tem o seu próprio universo.

Viagem ao Fundo da Alma

Exposição Individual da artista Karla Lessa

Shopping Light - São Paulo

De 25 de outubro a 22 de dezembro de 2022

Baixe o catálogo da exposição

Com que se parecem as emoções? Como retratá-las? Na exposição “Viagem ao Fundo da Alma: Seres e Enigmas” a artista Karla Lessa compartilha com o público uma coleção de imagens que representam os cantos mais profundos de seu ser. Em grafite e nanquim, o que vemos é o fruto da energia que ela sentiu fluir durante um processo de autoanálise e de grande vigor expressivo. Quase uma psicografia. A ânsia de trazer à luz as emoções foi tão grande que ela ficava horas desenhando sem parar nem mesmo para beber água, para não interromper o fluxo criativo. Deixando-se guiar pela inspiração, ela partiu de retas e círculos e cobriu espaços, reconstruiu caminhos, e brincou com as formas. Gotas, cobrinhas, sorrisos, e a própria Karla aparecem de repente em meio a elaboradas composições que não são explícitas. Meio figurativa, meio abstrata, cada imagem nos deixa pensando no porquê, na motivação. E a própria artista nos liberta, concluindo em suas próprias palavras, que não existe certo ou errado para os caminhos das linhas. Cada um vai enxergar o que a sua própria emoção sentir. O objetivo da Mostra é convidar o observador a mergulhar nesses retratos do inconsciente e criar a sua própria interpretação. Na vida agitada que levamos, é preciso de vez em quando parar e dar voz a esse eu interior. Que vem acumulando alegrias, tristezas, dúvidas e medos. E aproveitar que o talento de Karla Lessa conseguiu fixar uma imagem a esses elementos tão fundamentais de nossa personalidade. Que na volta dessa “Viagem ao Fundo da Alma” cada um possa fazer as pazes com seu interior para poder interagir de modo equilibrado e consciente com todos os outros passageiros dessa outra maravilhosa viagem que é a própria vida.

Olhares

Exposição Individual da artista Andrea Mariano

Shopping Morumbi Town - São Paulo

De 24 de setembro a 23 de novembro de 2022

Baixe o catálogo da exposição

Um recorte sobre a guerra através do olhar feminino. Durante séculos, a guerra foi contada a partir de uma visão masculina, mas às mulheres sempre estiveram em conflito, reconstruindo os estragos - as vezes até aparecendo no campo de batalha armadas com metralhadoras em guerras das quais não pediram para entrar, sem conseguir escapar da violência sexual. O Olhar capturado pela artista durante o seu processo criativo é de sua irmã Alexandra Cordeiro. O que nos conta esse olhar? “A guerra nos rouba a fé, a esperança e a vida. Rouba nossas vozes..., mas os olhos denunciam a condenação: nos tornamos testemunhas e vítimas de um terror sem precedentes. Lutamos todos os dias para que em algum momento possamos deixar as cicatrizes do passado e celebrar a paz. Somente a paz. “ A proposta da exposição “Olhares” traz um recorte muito importante sobre a Guerra entre Ucrânia e Rússia. As vozes roubadas das Mulheres, não as impediram de comunicar através de seus olhares. Em seus retratos a artista busca explorar a fluidez da tinta e investiga com riqueza de detalhes a poética de cada olhar, criando representações em linguagens distintas, promovendo uma reflexão através de uma percepção mais sensível.

A Vida é um Sopro

Exposição Coletiva

Assembleia Legislativa de São Paulo

01 a 12 de agosto de 2022

Baixe o catálogo da exposição

Com a proposta de trazer ao público uma reflexão sensível e fiel sobre o sentido da vida, a UP Time Art Gallery, galeria itinerante que busca democratizar e disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea, apresenta sua nova exposição, “A Vida é um Sopro”. A ideia da exposição é trazer ao público uma reflexão sobre o que realmente estamos fazendo com as nossas vidas e com o mundo que nos cerca. A exposição, que conta com obras de artistas nacionais e internacionais, tem como objetivo fazer com que o observador perceba, nos diferentes trabalhos, o traço comum da humanidade, o qual se expressa em diferentes idiomas e revela, em cada pincelada, a manifestação dos sentimentos. Essa identificação supera quaisquer análises ou ideias preconcebidas de fronteiras geográficas ou diferenças de raça, cor ou credo.

Cryptoart

Exposição Coletiva

Shopping Morumbi Town - São Paulo

22 de julho a 22 de setembro de 2022

A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta fundamental para ampliar os limites da produção artística. Nos últimos anos, inúmeros artistas têm utilizado recursos digitais para criar novos diálogos, buscando estabelecer fundamentos da visualidade moderna. A partir desta realidade a exposição propõe levar o apreciador a uma viagem no imaginário, por meio da ativação onírica e visual. A mostra traz as diversas características da arte contemporânea, que em parte, está relacionada ao legado tecnológico trazido pelo modernismo. Criações inovadoras são apresentadas por protagonistas criativos para atender um novo tempo.

Arte que nos une

Exposição Coletiva

Centro Cultural dos Correios de São Paulo

10 de outubro a 10 de dezembro de 2021

Baixe o catálogo da exposição

"Arte Que Nos Une" é uma exposição que entrega ao público a união de culturas por meio de canções e pinturas. As obras de arte retratam o que já se chamou de “distância, tão sofrida em um mundo separado”. Buscamos a união, o intercâmbio, um ambiente multifacetado e multicultural. Onde olhos e ouvidos recebam um chamado a despertar.

bottom of page