top of page

Entrevista com a artista plástica Barbara Vieira

Atualizado: 27 de fev.


O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?


Hoje conosco, Barbara Vieira!




Paulistana, Barbara é formada em Artes Cênicas, descobriu o seu talento para arte ainda pequena. Desde sempre demonstrava forte interesse pelas tintas e pelas cores. A artista, Tem como linguagem o abstrato figurativo e o abstrato.


A ênfase na simplicidade parece ajudar bastante a explicar a forma focada e criativa que Barbara manifesta em seu trabalho. Há definitivamente uma relação que remonta à infância, a forma como pinta, as cores que toma, o cuidado que tem - no espaço da tela que quase sempre rouba os holofotes.


Vamos saber mais...




1- Como surgiu po seu desejo pela arte?


Meu desejo pela arte surgiu desde pequena, na realidade eu nasci com esse desejo. Durante a infância eu era aquela criança que criava personagens, e meu passatempo favorito era a pintura. Na adolescência eu não me via fazendo outra coisa que não fosse relacionado a arte ou a moda como escolha profissional, mas como a arte não é uma escolha simples e nem fácil, eu tentei seguir outro caminho... Comecei faculdade de administração, e na faculdade tinha cursos livres de teatro, e eu participava de todos, até que me convenci de que a arte era meu destino. Iniciei faculdade de artes cênicas, e de comunicação social, e paralelo as duas faculdades eu comecei a trabalhar com moda. Anos se passaram e sentia um vazio enorme dentro de mim, não estava feliz, e surgiu o desejo pela pintura, como se fosse uma obra do destino, me veio uma vontade de pintar. Comecei pintando abstrato, nas horas vagas, e após um pedido especial para pintar uma santa, eu me encontrei na arte figurativa, neste momento eu vi que finalmente eu tinha me encontrado na arte e esse era meu destino. E a partir daí eu larguei todas as minhas atividades para me dedicar integralmente à pintura.


2- Quais são suas influências e referencias que permeiam o seu trabalho?


Minha influência na arte está na minha bagagem de vida, nos momentos simples do dia a dia, nos meus desejos e sentimentos que estão em minha mente. E as referências partem do que eu quero pintar, assim eu busco referências e imagens para iniciar meu trabalho, que já tem sua característica própria.


3- Quais são as principais transformações que você observa na arte nos últimos anos?


Acho que a arte nos últimos anos está mais livre como um todo, a tecnologia influencia muito todos nós hoje em dia. Temos ferramentas por todos os lados para criar e produzir de forma inovadora. Mas meu pensamento e minha alma são antigas, os movimentos de arte como barroco, impressionismo e realismo tem meu coração. Estamos em constante mudança nas relações de consumo, exigindo mais atenção e cuidado, conhecendo a fundo o artista e seu processo de criação, para assim adquirir suas obras e tê-las em sua casa, com um propósito para estar lá.




Acrílica sobre tela - Produção 2022



4- Você tem um projeto com imagens sagradas, conte como durgiu a ideia?


Sempre fui apaixonada por arte sacra, porém nunca me imaginei pintando algo relacionado a este tema. Mas após um pedido especial para pintar uma santa, me veio o desejo incontrolável de pintar imagens sagradas, como se fosse algo predestinado para mim. E eu até tinha outros projetos em mente, mas meu coração e minha vontade falaram mais alto, e eu pretendo fazer uma coleção de imagens sagradas. E acredito muito que temos uma missão a seguir, e a minha missão é que minhas obras transmitam amor e fé, que elas toquem cada pessoa que olhe para ela, de uma maneira leve e tranquila. Quando achar que a coleção de imagens sagradas está completa, retomo meus projetos para criar coleções de outros temas. E quem sabe eu ache que a coleção nunca está completa e siga pintando imagens sagradas, isso eu nunca saberei, eu sigo meu coração e minha intuição.


5- Como você lidou com a pandemia? Você acha que a reclusão deixou o artista mais sensível?


A pandemia foi um momento decisivo e de muitas mudanças pra mim. Foi na pandemia que eu me dei conta que não estava feliz com meu trabalho e me veio o desejo de pintar, foi na pandemia onde eu me conheci e me descobri. Foi na pandemia onde eu iniciei este projeto de imagens sagradas, foi um momento de muito sofrimento, e muitas descobertas. E sim, os artistas com certeza ficaram mais sensíveis com a pandemia, já são sensíveis naturalmente, mas diante do que passamos e da pressão que vivemos, o medo, isso com certeza nos deixou mais sensíveis.




"Maria Mãe de Jesus" - Acrílica sobre tela - Produção 2022



6- Em sua opinião quais são os maiores desafios para o artista neste mercado tão polarizado?


Os desafios para o artista hoje são os mesmos desafios de qualquer profissional que trabalhe com arte, com moda, com comunicação... Temos informações, temos concorrências por todos os lados, temos cópias e mais cópias, temos propaganda enganosa, mas que de tão linda nas imagens nos cativa, mas quem faz um trabalho com alma e com paixão, esses sim se destacam.




Saiba mais:

Instagram: @bavieira.art




Acrílica sobre tela - Produção 2022




Sobre a UP Time Art Gallery:

Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.


Nossos serviços:

Exposições virtuais, físicas nacionais e Internacionais, Feiras de Arte, Projetos, Catálogo do Artista, Consultoria para Artistas, Coaching, Construção de Portfólio, Posicionamento Digital, Branding, Marketing Digital, Pod Cast, Criação de Conteúdo, Identidade Visual, Biografia, Textos Crítico, Assessoria de Imprensa, Entrevistas e Provocações.



Acrílica sobre tela - Produção 2022





Acrílica sobre tela - Produção 2022

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page