Entrevista com a artista Eliana Engler




O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?

Hoje conosco, Eliana Engler!





Eliana Engler nasceu na cidade de São Paulo, radicou-se em Belo Horizonte, morou em Cascais, voltou recentemente para o Brasil e vive em Nova Lima, Minas Gerais.

Muito sensível, impulsionada por um elevado senso estético experimentou várias formas artísticas, como a fotografia, a arte digital, design de produtos, design e modelagem de joias, design de interiores, desenho, mas a pintura acontece como desdobramento de tudo isso e se mostra como sua predileta e mais prazerosa forma de expressão expondo de forma incontestável a sua enorme paixão pela natureza.


Suas obras parecem querer trazer ao mundo algo que aspiramos, um refúgio, a beleza a esse mundo tão complexo e é desse modo que seus trabalhos se relacionam com a vida contemporânea.

Vem participando de exposições e feiras na Itália, França, Portugal, Áustria e Brasil.




1- Como e quando nasceu o interesse de Eliana Engler, pela arte?


Meu interesse pela arte nasceu comigo, eu acho. Sempre tive um olhar muito atento relacionado a arquitetura, urbanismo e design de interiores. A plástica e organização desses espaços me afetava muito para o bem e também para o mal. Eu fui uma criança que reparava tudo isso crítica e profundamente. Eu projetava mentalmente cidades perfeitas enquanto andava de carro por lugares menos harmoniosos e apreciava realmente os locais e edificações mais agradáveis. Então posso dizer que meu interesse pela arte nasceu de uma necessidade de estar cercada pela beleza, ordem, limpeza, harmonia o que, relacionado com nossas casas e cidades se traduz em harmonia visual e consequentemente qualidade de vida.



2- Quais são suas referências e inspirações para compor sua arte?


Sem dúvida nenhuma, minha maior referência e inspiração é a natureza. A natureza sempre me impressionou muito. Sempre desejei que meus momentos de contemplação não terminassem nunca ou que eu pudesse guardá-los para sempre na memória e, em certo momento, eu comecei a fazer isso nas minhas telas, levando tudo aquilo para dentro de casa, para minha intimidade e deixando que fizesse parte da minha vida cotidiana. Outra parte importante do meu trabalho são os retratos e eles são importantes porque eu amo pintá-los. Sinto que dou alma a eles talvez através dos olhos.






"Ipê Azul" (150 x 100 cm) - Acrílica sobre tela





3- Quais os desafios que você vivencia em sua carreira?


Quase tudo que não diz respeito à pintura, na verdade. A divulgação, mídias sociais, esse tipo de atividade me desafia. A construção da carreira artística é bastante desafiadora para mim e acredito que para a maior parte dos artistas e sou muito responsável quanto a isso. Obras de arte são investimento, então o artista tem que garantir que o seu trabalho será um excelente investimento e fazemos isso cuidando da nossa produção, da nossa divulgação, estudando muito, enfim é bastante trabalho de modo que estejamos sempre amadurecendo como artistas. Mas o grande desafio para mim é que eu sou uma pessoa extremamente organizada em todas as áreas da minha vida, com exceção do meu computador, o que reflete, acredito, a minha pouca boa vontade para com ele. Ter que organizar arquivos de fotos, de textos, de vídeos, de áudio dá muito trabalho! E eu só quero pintar! Drama verdadeiro. Meu marido é um co-artista, na verdade, e me ajuda muito, muito mesmo, minimizando ao máximo esta parte para mim.



4- O contato com a arte mudou a sua forma de ver a vida?


Não exatamente! Eu trouxe o meu olhar que busca sempre o belo, a harmonia o equilíbrio para a minha arte. O que a arte trouxe para a minha vida é que eu curto muito meu trabalho, eu sou minha fã mais apaixonada, cada trabalho que fica pronto me proporciona uma imensa alegria e um sentimento profundo de realização e isso é muito maravilhoso.






"Ipê no Outono" ( 150 x 100 cm) - Acrílica sobre tela





5- Qual mensagem está por trás de seu trabalho?


Por traz do meu trabalho está a natureza e sua suavidade, sua força, a harmonia a beleza e o ser humano com toda a sua grandeza e profundidade. Atras das minhas pinturas tem uma atmosfera leve e alegre que me dão prazer e orgulho de espalhar pelo mundo e de levar para dentro das casas das pessoas.



6- O que há de mais gratificante em ser artista?


Trabalhar com transformação, com a emoção das pessoas, ter a oportunidade de tocá-las, de transcender a realidade muitas vezes dura e feia em algo pelo que vale a pena se viver.



7- Você já fez inúmeras exposições no mercado internacional, poderia contar sobre essa experiência?


Não foram tantas assim, mas foram importantíssimas para mim. É muito gratificante ver seu trabalho valorizado, apreciado e espalhado pelo mundo, visto por milhares de pessoas. É uma pulverização de beleza e isso eu acho grande. Se for pra fazer qualquer coisa, faça coisas que transformem, se for para transformar que seja pela beleza, elegância, harmonia, delicadeza. Desta forma estamos realmente arte.





"Miami e Key West" ( Díptico 180 x 90 cm) acrílica sobre tela


Sobre a UP Time Art Gallery:

Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.

Sobre Marisa Melo:


Formada em Propaganda e Marketing, Moda e Fotografia. Empresária no Mercado de Arte, especialista em crítica de arte, Gestão de Negócios, Arte e Estética e Design Gráfico. Artista Visual, certificação em Liderança pela PUC e Inteligência Emocional. Consultora de Projetos Artísticos, Produtora de Mostras, Curadora e Redatora de textos curatoriais.

Nossos serviços:


Exposições virtuais, físicas nacionais e Internacionais, Feiras de Arte, Projetos, Catálogo do Artista, Consultoria para Artistas, Coaching, Construção de Portfólio, Posicionamento Digital, Branding, Marketing Digital, Pod Cast, Criação de Conteúdo, Identidade Visual, Biografia, Textos Crítico, Assessoria de Imprensa, Entrevistas e Provocações.


"Na Imensidão" ( Díptico, 240 x 100 cm) Acrílica sobre tela



"Turquesa" (100 x 80 cm) Acrílica sobre tela




Saiba mais:

Instagram: @eliana_engler_artist

www.elianaengler.com/


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo