top of page

Entrevista com a Fotografa Mariana Luz!

Atualizado: 20 de fev.

O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?

Hoje conosco, Mariana Luz!



A fotografia há muito é usada como forma de elevar estereótipos e estabelecer padrões estéticos do "corpo perfeito". Ao longo dos anos, essa expressão artística vem sendo explorada pelo mercado publicitário e pelas mídias. A fotografa Mariana Luz, desconstrói esses padrões através de seu projeto e apresenta a beleza autentica e genuína de cada mulher fotografada.


1- Poderia compartilhar conosco o início de sua jornada fotógrafica?


Eu escolhi a fotografia sensual pq eu precisava resgatar a minha autoestima, e pensei que através da projeção psicológica, se eu fotografasse as mulheres, naturalmente eu iria ver a minha própria sensualidade. Na época eu não sabia que tantas mulheres dividiam as mesmas questões de autoestima, e conforme eu fui fotografando, fui me curando através da projeção, e elas também.


2- Quando vocêdespertou para o trabalho que tem hoje?


Eu iniciei no nicho da fotografia sensual quando iniciei na fotografia. os dois vieram juntos. Conforme fui fotografando as mulheres, eu fui me apaixonando cada vez mais pelo trabalho e pelo resultado que eu via acontecer instantaneamente através das Fotos. As mulheres se reconhecem bonitas de verdade, é fantástico. Fico feliz em proporcionar isso à elas, e fico feliz de fazer isso de uma forma artisticamente relevante.


Fotografia de Mariana Luz


3- Na sua opinião, quais são os maiores desafios para um fotógrafo neste mercado tão polarizado?


Acho que ter uma assinatura fotográfica, e capitação de clientes.


4- Quais são os seus maiores aprendizados e desafios com a fotografia feminina?


Para realizar o meu trabalho, eu preciso me abrir para conhecer as pessoas que fotografo, sinto que da mesma forma que acontece uma vulnerabilidade da parte delas, também acontece comigo. Quando estou fotografando, eu sou muito eu, e cada ensaio é diferente pq eu também mudo conforme o tempo, o dia, e acho que isso influencia. Sinto que o que mais aprendo é com as relações que crio, e o que cada pessoa me traz, sempre tem algo novo, sempre tem uma perspectiva diferente a ser compartilhada com o meu universo. E sinto que o meu maior desafio é algo muito pessoal, como fazer o download da pessoa que eu venho me tornando, e colocar isso no trabalho. No momento que eu vivo os meus processos, fazer esse download parece difícil, mas conforme eu vivo, isso naturalmente acontece.


5- Você acha possível acabar com o esteriotipo da beleza que a sociedade cobra, tendo em vista que a fotografia feminina está muito assossiada ao photoshop?


Eu acho possível. Sinto que isso já vem acontecendo, as mulheres têm vindo de uma tendência forte de aceitação da própria beleza. Mas acho que é um trabalho que acontece com o tempo. Sinto que em alguns países e cidades ainda cultuam muito a cultura da perfeição e comparação. Mas ao mesmo tempo é um chamado que toda mulher vive em algum momento da vida. é um processo incrível de viver. Percebo que agora existem recursos disponíveis para as mulheres fazerem essa travessia na vida.


Fotografia de Mariana Luz



6- Como surgiu a ideia de fotografar mulheres com a sua própria beleza, sem recursos de programas e como as mulheres reagem ao ver o resultado?


Surgiu através de uma questão minha. Eu notei que sempre que via uma foto antiga minha, eu achava a foto maravilhosa, mas no momento que tinha sido fotografada, eu não me sentia bonita. E isso se repetiu por anos. Até que dei um basta nisso, e percebi que tudo era um ponto de vista. Não fazia sentido eu viver não me aceitando, apontando coisas negativas sobre mim, não me sentindo satisfeita com o meu corpo, etc. Quando eu iniciei na fotografia sabia que um traço essencial do meu trabalho seria valorizar a beleza que existe agora, e trazer a essência da pessoa a tona no ensaio, para que eu pudesse enxergar a beleza real da pessoa que eu estivesse fotografando. Eu queria que a pessoa visse a foto dela, e se reconhecesse muito, e se apaixonasse por o que ela vê, porque quando nós vemos uma foto nossa de agora, e dizemos um sim pra foto, é muito forte o que acontece internamente.

E esse é o resultado do trabalho, as mulheres de fato se veem e se amam.


7- Quais os seus projetos futuros?


Iniciei no mercado das galerias de arte agora, e é algo que eu quero me estabelecer. Tanto no Brasil, como no exterior.

Além disso, eu faço algumas temporadas fotográficas na Europa, e farei um projeto de 3 meses em 2023 fotografando as mulheres em diferentes cidades da Europa. eu quero mostrar a diferença da luz dos países, e também a diferença do impacto social em relação a autoestima da mulher em cada um desses países, trazendo a conclusão final do meu trabalho de autoestima através das Fotos nessas mulheres. Esse trabalho será documentado e divulgado.



Fotografia de Mariana Luz



Saiba mais sobre a fotografa:

@eusoumarianaluz




Sobre a UP Time Art Gallery:


Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.


Nossos serviços:


Exposições virtuais, físicas nacionais e Internacionais, Feiras de Arte, Projetos, Catálogo do Artista, Consultoria para Artistas, Coaching, Construção de Portfólio, Posicionamento Digital, Branding, Marketing Digital, Pod Cast, Criação de Conteúdo, Identidade Visual, Biografia, Textos Crítico, Assessoria de Imprensa, Entrevistas e Provocações.



Fotografia de Mariana Luz




Fotografia de Mariana Luz



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page