top of page

Entrevista com a jovem talentosa: Luana Paranhos

O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?

Hoje conosco, Luana Paranhos!




Luana Paranhos_2024



Hoje temos a honra de entrevistar Luana Paranhos, uma jovem e talentosa artista, que mora no litoral de São Paulo, cujo trabalho já vem conquistando admiradores ao redor do mundo. Desde muito cedo, Luana demonstrou uma profunda paixão pelas artes visuais, dedicando-se intensamente ao desenvolvimento de suas habilidades. Sua jornada artística começou aos seis anos, com suas primeiras experiências no desenho digital, e evoluiu rapidamente ao longo dos anos. Atualmente, Luana é uma artista multifacetada que trabalha com diversas técnicas, incluindo tinta a óleo, aquarela, tinta acrílica, lápis de cor e giz pastel oleoso. Seu estilo é marcado pela pop art, com uma forte inclinação pelo figurativo e pela paisagem, e uma paleta de cores vibrante que celebra a beleza afro.


Apesar de sua pouca idade, Luana já possui uma visão artística madura e uma paixão que a destacam no cenário artístico. Com essa dedicação e talento, temos certeza de que Luana Paranhos crescerá muito na arte e deixará uma marca significativa no mundo.


Estamos ansiosos para aprender mais sobre sua trajetória, inspirações e perspectivas.



1.     Luana, você começou sua jornada artística aos seis anos de idade. Pode nos contar como foi essa experiência inicial e o que a motivou a seguir esse caminho?

 

De certa forma, a arte sempre causou um grande impacto em minha vida, reparei que passava muito tempo desenhando e comecei a pôr isso em prática cada vez mais. Minha maior motivação acredito que seja minha família, a criatividade da minha mãe sempre foi de grande influência para mim, a insistência do meu pai e a inteligência do meu irmão, eu quero seguir esse caminho não só por mim, mas também por eles, que sempre estiveram acreditando no meu potencial.




 

2.     Seu estilo atual é pop art, com uma forte inclinação pelo figurativo e pela paisagem, mas sabemos que você ainda tem muito a explorar. Quais artistas e movimentos artísticos mais influenciaram o desenvolvimento do seu estilo até agora?

 

Sempre adorei desenhos e HQ, acredito que eles tenham bastante influência no meu estilo, um movimento que admiro muito é a arte de rua, sempre fui daquelas que anda pela rua analisando cada grafite, cada um com seu detalhe especial.







'Finalmente me Permiti Sonhar' - Técnica Mista: aquarela, giz pastel oleoso, tinta acrílica e lápis de cor, 50x6_cm,2024



 

3.     Você trabalha com uma variedade impressionante de técnicas, como tinta a óleo, aquarela e giz pastel oleoso. Como você decide qual técnica usar em cada obra e qual delas você mais gosta?

 

Gosto de analisar qual imagem eu gostaria de passar com aquela obra, como por exemplo, acredito que a aquarela traz uma harmonia por conta da sua transparecia, já a tinta a óleo me parece mais impactante.




 

4.     Sua paleta de cores é vibrante e frequentemente celebra a beleza afro. De onde vem essa inspiração e o que você espera transmitir através dessas representações?

 

Creio que essa inspiração venha de mim mesma, na minha visão, a arte é o incontrolável ato de amar, tudo aquilo que vê, e demonstrar isso em uma obra. Nas minhas pinturas afro gosto de representar o amor da pessoa preta por si mesma, quando finalmente se aceita, acho que comecei a pintar telas afro para me aceitar também, enxergar a beleza em meu cabelo e minhas características.




 

5.     Você mencionou que Vincent Van Gogh e Ilia Repin são grandes inspirações para você. Quais aspectos do trabalho deles mais a influenciam e por quê?

 

Sou uma grande admiradora de Vincent Van Gogh por conta de sua história e toda sua trajetória, me encanta também sua visão artística. Ilia Repin tinha uma técnica maravilhosa, suas obras são todas muito detalhadas e amo a história, a melancolia por trás de suas obras trazem um tom filosófico.






'Quando a vida imita a arte', - Técnica Mista: aquarela e acrílica sobre tela 20x15 cm, 2024





 

6.     Além das artes visuais, você também é uma apreciadora da poesia e da escrita. Como essas formas de arte influenciam e complementam seu trabalho como artista visual?

 

Sempre fui apaixonada por poesia, acho que ela tem capacidade de nós mostrar outra visão das coisas, a escrita é de fato muito poderosa. Creio que a escrita me ajuda a ver a arte de outro modo, não reparar somente na estética, mas também no significado, na história da arte.




 

7.     Você acredita no poder transformador da arte. Pode compartilhar conosco algum momento específico em que sua arte tenha impactado positivamente a vida de alguém ou provocado uma mudança significativa?

 

Acredito que uma das obras mais marcantes que fiz foi uma encomenda para um conhecido. O pai dele, um homem ausente, saiu de casa há muitos anos, mas o garoto nunca perdeu o amor pelo pai, apesar da distância. Um dia, ao apresentar meu trabalho, ele correu para o quarto e trouxe uma foto onde era bem pequeno, ao lado de seu pai, e pediu que eu a pintasse. No momento em que entreguei a tela, não pude deixar de notar a alegria em seu rosto ao receber a obra.






'Desejo de me pintar por inteiro' - Técnica Mista: aquarela, giz pastel oleoso, acrílica e lápis de cor sobre tela_50x60 cm. - 2024



Saiba mais sobre Luana:

Instagram: @luanaparanhosarte





Sobre a UP Time Art Gallery:


A UP Time Art Gallery não se limita a ser uma galeria de arte itinerante; é uma força impulsionadora que difunde, democratiza e fomenta a arte contemporânea em escala global. Sua dedicação em promover a arte é inovadora e abrangente, estendendo-se também por São Paulo, onde mantém seus espaços. Mais do que apenas expor obras, a galeria busca inspirar mentes e contribuir para o desenvolvimento da consciência artística e social, abordando questões locais e globais.

Além de seu compromisso com a arte, a UP Time Art Gallery apoia os artistas em sua jornada profissional, capacitando-os a navegar no mercado de arte competitivo. Compreendendo as complexidades da mercantilização da arte, a galeria oferece suporte para a construção de carreiras sólidas e bem-sucedidas, capacitando os artistas a compreender e prosperar no mundo da arte contemporânea.



Nossos serviços:

 

Exposições virtuais e físicas, nacionais e internacionais (estamos na Europa e nas Américas), Feiras de Arte, Projetos Artísticos, Catálogo de Arte, Construção de Portfólio, Pod Cast, Biografia, Textos Críticos, Assessoria de Imprensa, Entrevistas e Provocações.


 

 




7 visualizações1 comentário

1件のコメント


A entrevista com Luana Paranhos destaca sua trajetória desde a infância até se tornar uma artista multifacetada. Inspirada por sua família e influências como Van Gogh e Ilia Repin, Luana utiliza diversas técnicas para criar obras vibrantes que celebram a beleza afro e o amor próprio. Sua paixão pela poesia também complementa seu trabalho artístico, adicionando profundidade emocional e significado.

いいね!
bottom of page