top of page

Marisa Melo entrevista Nelma Granja, uma conversa sobre os caminhos da arte

  • Foto do escritor: Marisa Melo
    Marisa Melo
  • 13 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura

A arte tem o poder de transformar realidades, e poucos artistas personificam essa verdade tão intensamente quanto Nelma Granja. Com mais de duas décadas de carreira, essa artista goiana expande os horizontes da criação com paixão pela arte e pela educação.







Nesta entrevista, temos o privilégio de mergulhar no universo de Nelma, conhecendo mais sobre sua trajetória como educadora e criadora, suas inspirações, e como ela consegue equilibrar a liberdade criativa com o rigor técnico. Além disso, Nelma nos convida a refletir sobre o papel da arte e como sua abordagem holística vem impactando não apenas o mundo das artes visuais, mas também as vidas que ela cruza ao longo de sua jornada.





  1. Como sua formação em Artes Visuais e Pedagogia influenciou sua abordagem artística e sua visão sobre a arte como ferramenta de transformação? 

 

O desenvolvimento de habilidades, sem dúvida é requisito e naturalmente, consequência advinda da formação acadêmica em Pedagogia e Artes Visuais. Por serem cursos que ensinam e estimulam técnicas e práticas que são essenciais para a criação artística, dominar ferramentas e métodos, leva à produção de obras mais diversas. Ambas as áreas estimulam a criatividade, incentivam a experimentação e expressão pessoal, resultando em obras inovadoras. O estudo de movimentos artísticos, teorias e contextos culturais influenciou muito  nas  minhas obras, uma vez que minha maior inspiração vem da natureza e de todo contexto social e ambiental que vivo. O processo de reflexão enriquece o trabalho e leva a produções que dialogam com questões contemporâneas.

 

 

 

  1. Suas obras transitam entre o abstrato e o abstrato figurativo. Como você define o equilíbrio entre liberdade criativa e técnica em seu processo?


O primeiro passo é objetivar o que desejo expressar. Se o foco é a inovação e a expressão emocional, a habilidade criativa pode ter um papel mais predominante. Para obras que exigem precisão e representação realista, o rigor técnico pode ser mais importante. Na fase inicial do processo criativo me permito ser mais aberta, com experimentações e liberdade. À medida que a obra avança, pode ser necessário aplicar técnicas e métodos rigorosos para concretizar a visão. Acredito que o artista deve ter um entendimento sólido das técnicas e habilidades antes de quebrar convenções. Isso não apenas enriquece a capacidade criativa, mas também permite uma abordagem mais consciente e fundamentada ao inovar. Por exemplo, certos materiais podem permitir mais liberdade expressiva, enquanto outros exigem mais controle.  Acredito que o artista deve sentir-se livre para explorar sua criatividade, mas isso pode ser mais eficaz com uma base técnica que permita a execução de suas ideias. Portanto, o equilíbrio entre habilidade criativa e rigor técnico é um processo dinâmico que varia de acordo com as intenções do artista, o contexto da obra e a resposta do público. Essa dinâmica torna a arte uma expressão rica e multifacetada.



 

  1. A paleta vibrante e os contrastes ousados ​​são marcas registradas do seu trabalho. Qual é o papel das cores na transmissão das suas mensagens artísticas?

 

Acredito que a escolha das cores vibrantes evocam emoções intensas e responsividade. Gosto de utilizar associações emocionais para comunicar sentimentos profundos, criar uma conexão com o espectador, é o meu objetivo. Cores contrastantes pode direcionar a atenção do espectador para certas áreas da obra, acentuando elementos importantes ou criando ênfase em detalhes específicos. Isso pode ser essencial para a interpretação da mensagem ou da narrativa da obra. Minha escolha no uso de cores ousadas e contrastes vibrantes tem a intenção de criar uma sensação de movimento e energia na obra. Essa dinâmica pode ser usada para aumentar a sensação de ação,  criar uma ilusão de profundidade, e isso fala muito sobre minha personalidade, minhas emoções e dinamismo.

 








  1. Você é reconhecida pelo impacto de sua arte tanto no campo artístico quanto na vida de quem a vivencia. Como você percebe essa conexão com o público?


A arte proporciona alívio emocional e um novo sentido à vida, ajudando indivíduos a superar dificuldades, e isso promove a interação entre diferentes culturas e grupos. Creio que a arte educa e denuncia problemas sociais, influenciando comportamentos e valores na sociedade. Esses elementos fazem da arte uma poderosa ferramenta de transformação social e pessoal, criando laços significativos entre artistas e o público. Acredito que perceber o ser humano é sem dúvida a maior habilidade que podemos cultivar. Isso nos ensina e enriquece nossas vidas.


 


  1. Seu compromisso com a educação é evidente, como essa integração entre arte e conhecimento molda sua prática criativa?


Acredito que a arte e o conhecimento moldam a prática criativa na produção de obras de arte ao estimular a expressão pessoal e a inovação. Ao vivenciar a Educação percebo que ela integra diversas formas de arte, desenvolve habilidades como pensamento crítico e solução de problemas. Além disso, a interação entre arte e outras disciplinas enriquece a experiência criativa, promovendo um olhar crítico e reflexivo. Assim, a prática artística se torna um meio vital para o meu desenvolvimento humano e cultural.



  1. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, como você vê a evolução do seu estilo e sua jornada no cenário contemporâneo?


Iniciei no mundo das artes pintando obras acadêmicas onde fui aperfeiçoando técnicas tradicionais e conceitos clássicos. Com o tempo influenciada por movimentos como o Impressionismo e o Modernismo me senti atraída pela liberdade criativa, subjetiva e pela experimentação das novas linguagens contemporâneas que refletem sobre questões culturais e sociais do nosso tempo, o que faz a experiência artistica mais dinâmica e envolvente. Desapegar do conforto da reprodução de imagens exige coragem e responsabilidade que o papel do artista contemporâneo demanda.




  1. Sua pintura é frequentemente descrita como envolvente e marcada por escolhas muito claras. Quais são os desafios e motivações ao transformar sentimentos e ideias em imagem?


Os principais  desafios e motivações para criar minhas obras consistem em uma busca por experiências emocionais profundas, permitindo que o público seja atraído e interaja de forma mais intensa com minhas obras, acredito que essa abordagem expande, cria novas possibilidades e diálogos, aproxima, democratiza e permite identificação com os elementos nelas contidas. Para mim, o principal desafio da arte é comunicar, criar laços e transformar.

 





Ecos do Cerrado acrílica sobre tela 220x90 cm
Ecos do Cerrado acrílica sobre tela 220x90 cm






Saiba mais sobreNelma Granja:

Comentários


contato

Receba nossas novidades

Obrigado por se inscrever!

IMG_4779.PNG

UP Time Art Gallery

Shopping West Plaza

Av. Francisco Matarazzo s/n

Piso 1 - Bloco C

São Paulo

Horários

segunda a sábado | 10h às 22h
domingo | 14h às 20h

Contato

+55 11 99724-0909

+55 11 99597-5789

contato@uptimegallery.com

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

© 2019 UP Time Art Gallery

bottom of page