Jura Dias
.jpg)
Jura Dias (Senhor do Bonfim, Bahia) vive e trabalha em São Paulo. Artista autodidata, desenvolveu desde cedo afinidade com desenho, dança e cena artística, interesses que moldaram sua percepção visual e seu entendimento de movimento. Formou-se bailarino pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo e lecionou na Royal Academy of Dancing, trajetória que ampliou seu repertório técnico e sensibilidade para ritmo, composição e expressividade.
Sua produção é influenciada pelo surrealismo e pelo cubismo, referências que orientam a construção de figuras fragmentadas, atmosferas imaginárias e narrativas que combinam representações reconhecíveis com elementos do irreal. Utiliza pintura e ilustração para articular cor, deformação e humor, criando imagens que operam entre síntese gráfica e liberdade intuitiva.
A pesquisa de Jura nasce da bservação cotidiana, e da experimentação formal. As obras misturam abstração, figuração e geometria resultando em composições diretas, marcadas por uma linguagem que integra o insólito ao lúdico. Sua prática entende a pintura como campo aberto, guiado pela busca de soluções visuais que ampliam interpretações e criam leituras espontâneas.







